"Escondiam meus livros debaixo do colchão, meu nome virou palavrão!"
Cassandra Rios nasceu no dia 3 de outubro de 1932. Libriana, Cassandra era o pseudônimo de Odete Rios. Ela foi uma escritora brasileira que ficou conhecida por seus livros sobre relacionamento e erotismo entre mulheres. Durante a Ditadura Militar, ela teve 36 dos seus 50 livros censurados, e ninguém foi mais censurado que a autora no período.
Fora seus livros, ela, assumidamente lésbica, era ainda mais perseguida pelos militares e ficou conhecida como a "escritora maldita" . Mas nada disso impediu que, em 1970, Cassandra se tornasse a primeira escritora brasileira a vender um milhão de exemplares.
Ela também foi a primeira escritora brasileira a viver apenas da vendas dos seus livros e seu título de "escritora maldita" contribuiu para que ficasse popular e vendesse ainda mais.
Mas, com a promulgação do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), que oficializou a censura no país, a vida de Cassandra Rios se tornou ainda mais difícil. Com tamanha a perseguição, a autora foi à falência em 1976 e, para sobreviver, Cassandra passou a colaborar com artigos em revistas e jornais com um pseudônimo masculino, Oliver Rivers.
Em uma entrevista para a revista TPM em 2001 a escritora revelou que a censura lhe causou abalo emocional e depressão.
Cassandra Rios morreu em decorrência de um câncer, em 8 de março de 2002, aos 69 anos.Hoje não é fácil achar um livro de Cassandra, a grande maioria foi queimada pelos militares na época.
Postar um comentário