Del Martin e Phyllis Lyon se conheceram em 1950 e, 3 anos depois, já estavam morando juntas (sapatões, né?). Em 1955, juntas, elas fundaram e primeira organização política pelos direitos lésbicos dos EUA, esse movimento era chamado de Daughters of Bilitis (DOB) em português as "Filhas de Bilitis", em referência ao “Les Chansons de Bilitis”, uma coletânea de poemas/canções eróticos com temática lésbica, composta em 1894, por Pierre Louÿs.
Del e Phyllis também foram o primeiro casal lésbico a se juntar à "Associação Nacional de Direitos das Mulheres". Durante os anos de 1960 até 1970, elas lutaram pela descriminalização da homossexualidade e pelo o direito de que pessoas LGBTQIA+ pudessem frequentar a igreja, já que tal ato na época era crime.
Elas também fizeram parte do “Democratic Club”, a primeira associação gay política na cidade de São Francisco, que lutou para tornar ilegal a discriminação trabalhista contra gays e lésbicas.
Elas são conhecidas por serem um dos casais mais longevos dos EUA, elas ficaram juntas até Del Martin falecer em 2008 e foram o primeiro casal lésbico a se casar na cidade de São Francisco, no ano de 2004.
Postar um comentário